O que é Yogaterapia para Vitalização Hormonal
O processo de cura com Yogaterapia é muito profundo, porque, ser saudável para o yoga é o nosso estado natural. Através desse processo vamos removendo os condicionamentos existentes e dissolvendo as crenças erradas que temos de nós mesmos.
É importante ressaltar que as técnicas são apenas veículos para o autoconhecimento e que o papel do yogaterapeuta é de entender o processo e ajudar a pessoa a ir desbloqueando o seu próprio caminho em todos os níveis.
Como Funciona
No caso da Yogaterapia para vitalização hormonal, utilizamos harmoniosamente integradas técnicas de várias linhas do yoga, tais como: hatha yoga, raja yoga, tantra yoga, kundalini yoga, yoga nidra, visualizações, técnicas de movimentação e direcionamento de energia vital individual e universal para órgãos e glândulas, com a finalidade de promover desbloqueios energéticos, reativar e harmonizar a produção hormonal, vitalizar o organismo e equilibrar a pessoa nos níveis: físico, energético, mental, emocional e espiritual.
Os focos principais são homens e mulheres em períodos de desequilíbrios hormonais como: pré-menopausa, menopausa, andropausa entre outros, ajudando a minimizar os sintomas relativos a esses períodos: fogachos, baixa libido, tonturas, enxaquecas, dores de cabeça, secura vaginal, nervosismo, depressão, insônia, impotência, falta de ereção, hipotireoidismo, redução de massa óssea, (osteopenias, osteoporose), redução do HDL”colesterol bom”,TPM, ovários policísticos e micropolicísticos.
A prática é importantíssima para quem não quer ou não pode tomar hormônio sintético, bem como para as pessoas que querem rejuvenescer seu corpo e sua mente ou prevenir desequilíbrios hormonais.
Em função deste foco, priorizamos a energização das glândulas relacionadas com a produção do estrógeno, da progesterona e da testosterona (ovários, testículos, tireoides, paratireoides, hipófise, pineal e o hipotálamo) promovendo, através do hipotálamo, uma integração mais vital e harmônica com o sistema nervoso e com todos os órgãos que tem receptores desses hormônios e se ressentem da sua falta. Energizamos também o pâncreas e as supra renais reduzindo o nível de estresse, através da regularização das secreções de insulina, cortisol e adrenalina.
É importante também a energização das supra renais, do fígado, dos músculos, do cérebro e principalmente do tecido adiposo do corpo, porque são ricos em aromatase e transformam androgênios em estrogênios.
Damos ênfase também ao bom funcionamento dos sistemas digestivo e eliminatório. Com esta prática obtemos benefícios para a nossa saúde em todos os níveis:
• Físico: Tornando os músculos mais fortes, flexíveis e relaxados, os ossos mais fortes, a coluna mais flexível e alinhada, as articulações mais desbloqueadas, lubrificadas e o corpo mais belo.
• Fisiológico: Através do intenso massageamento dos órgãos internos promovido pelas posturas e pela movimentação do diafragma, em função das respirações especiai, revitalizando os órgãos, glândulas e cérebro, eliminando as toxinas do organismo, contribuindo para a reativação e regularização da produção hormonal, melhorando consideravelmente o funcionamento do sistema respiratório e circulatório e de todos os outros sistemas fisiológicos.
• Psíquico: Relaxando profundamente as tensões mentais e emocionais registradas na musculatura, nos ossos, na pele e em caminhos neuronais (crenças). Utilizando a energia prânica, vital individual e universal para a vitalização de órgãos e glândulas. Através de visualizações em profundo estado de relaxamento, construindo novos caminhos neuronais relacionados com saúde e bem estar.
• Social: Contribuindo para a melhoria da sociedade, através da melhoria dos relacionamentos e do cuidado com o outro, na medida em que tudo isso ocorre individualmente.
A pesquisa quantitativa (através de exames de laboratório) e qualitativa (através de questionários), que temos realizado utilizando essa pratica há mais de 11 anos, visa observar e levantar a influência que exercem as técnicas referidas em relação a diversos parâmetros. Durante esse tempo temos observado nas pessoas que praticam com regularidade, melhoria em todos os níveis:
– 80% melhoram sua auto- estima e seus relacionamentos.
– 100% regularizam as taxas hormonais da tireoide e paratireoides.
– 80% melhoram as taxas hormonais dos ovários.
– 80% sentem alívio em todos os sintomas da menopausa e andropausa, principalmente em relação à baixa libido, secura vaginal, baixa do vigor sexual, fogachos, enxaquecas, depressão, ansiedade, dores de cabeça, insônia.
– 90% melhoram da TPM. -100% melhoram a capacidade respiratória.
Acesse aqui o trabalho científico de Diana Suassuna: