O que é Respiração Consciente
Um dos objetivos da respiração é prover oxigênio aos tecidos e remover o dióxido de carbono, ou seja, entregar oxigênio as células e receber delas o gás carbônico, para que seja expelido através da expiração.
Como Funciona
O processo respiratório acontece da seguinte forma: o ar entra pelas narinas, aonde é filtrado, umedecido e aquecido, passa pela traqueia para chegar aos pulmões, aonde ocorrem as trocas gasosas as quais nos referimos anteriormente. A base de cada pulmão se apoia no diafragma, um músculo com a forma de um paraquedas aberto que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. Assim, na inspiração, o diafragma se desloca para baixo, massageando os órgãos do abdome e abre espaço no tórax para que, por diferença de pressão, o ar entre nos pulmões. Na expiração o diafragma se desloca para cima, massageando a base dos pulmões e o ar sai.
Acontece que, com o nível de tensão a qual estamos submetidos no dia a dia e a vida sedentária que levamos, enrijecemos os nossos músculos e o diafragma perde muito da sua mobilidade e flexibilidade, e quando não respiramos em função dos movimentos do diafragma, não conseguimos fazer com que as trocas gasosas aconteçam de forma eficaz e a nossa respiração sobe em função do deslocamento reduzido desse músculo. Em consequência de não acontecerem às trocas na base dos pulmões, o nosso organismo começa a acumular toxinas.
Para a ciência do yoga, a respiração é um ato fisiológico, psicológico e prático, portanto um dos atos mais importantes da nossa vida. É um processo fisiológico, voluntário e involuntário. Podemos parar, acelerar, retardar, aprofundar, torna-la superficial, porém, durante a maior parte do tempo, ela acontece involuntariamente.
Os yogues também sabiam da relação entre a respiração e os estados físico-mental-emocional, quando estamos sob efeito de fortes emoções, ela se torna curta e o tempo de soltar o ar é pequeno, o que gera perda de energia vital. Quando estamos em estado de tranquilidade ela se alonga e aprofunda.
Nosso trabalho consiste em restabelecer a flexibilidade dos músculos envolvidos com a respiração, principalmente o diafragma, e capacitar a pessoa em atendimento para que ela possa interferir na sua respiração, através de técnicas yuguicas, de forma a gerar estados favoráveis a uma vida mais tranquila e mais saudável.
Conheça também outras práticas como Yogaterapia para Vitalização Hormonal.