O Reiki é um método japonês que consiste na transmissão da energia universal (inesgotável e sempre disponível) por meio das mãos com o objetivo de harmonizar, revitalizar e curar pessoas, animais e até mesmo ambientes.
Criado em 1922, pelo monge budista Mikao Usui, o Reiki tem conquistado cada vez mais pessoas por conta de sua eficácia no relaxamento e auxílio em processos de cura e dirimização de sintomas como os da menopausa, por exemplo. Vale destacar que, apesar de ser sido uma técnica compilada por um monge, o Reiki não possui qualquer inclinação religiosa e não requer nenhum tipo de crença para que funcione.
É uma terapia complementar e integrativa, realizada por meio de uma técnica de contato leve, ou mesmo sem contato, do local afetado no corpo ou seguindo um processo de tratamento de canalização de energia em várias partes do corpo, alimentando energeticamente os centros de força do corpo humano – os chamados chakras.
Para a mulher, o Reiki traz benefícios especiais. Atualmente, as mulheres estão vivendo um momento de despertar da consciência de seus papéis na sociedade e do compromisso que precisam ter consigo mesmas, a começar pelo respeito e maior conexão com seus corpos. Mas ao mesmo tempo, elas têm multiplicado suas funções e sofrido tanto com exigências externas como com a exigência consigo mesmas.
Ao se desconectarem de seus corpos, mentes e verdadeiros desejos, as mulheres abrem espaço para a instauração do stress, cansaço, insônia e doenças psicossomáticas. Para combater tudo isso, o Reiki é uma terapia bastante recomendada!
A técnica busca realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral. Também é uma terapia que tanto é profilática como auxilia as pessoas a restabelecerem-se mais rapidamente de enfermidades.
Mas o que isso tem a ver com o feminino? O Reiki não é para todos?
Sim, o Reiki é para todos, mas ele afina-se de modo particular com características intrínsecas ao feminino como o autocuidado, o acolhimento, a subjetividade, a receptividade.
As demandas do cotidiano acabam polarizando as mulheres, levando-as a adotarem aspectos do masculino como a reatividade, a aceleração e até a agressividade para encararem o mundo. E não há nada de errado nisso! Dispomos de ambas as energias dentro de todos nós, Ying e Yang, masculino e feminino e devemos acessar a ambas de acordo com nossas necessidades. O problema é quando estes pólos estão muito desequilibrados e requerem uma harmonização, e neste contexto o Reiki é um grande aliado para o equilíbrio dessas energias.
Agende um horário no Espaço Diana Yogaterapia e descubra as maravilhas do Reiki! Diana Suassuna é mestre em Reiki e aplica a técnica com competência e perícia de anos de estudo e prática.
Confira o artigo CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO YOGA PARA A SUA MENTE!